Governo Novo Expectativas Renovadas
Estamos a uma passo de completar os primeiros cinco meses do Governo do Distrito Federal. Sua composição contempla, na sua maioria, gestores da confiança pessoal do governante e parte indicada pelos partidos que compõem a base de apoio. Espera-se que, mesmo indicados por entes diferentes, eles trabalhem em conjunto pela população.
Dessa articulação, vem um Plano de Governo elaborado a partir de diretrizes pautadas em propostas veiculadas durante a campanha eleitoral. Em geral esses planos são esboçados pela equipe de transição e desenvolvidos pela equipe de planejamento.
A divulgação do Plano de Governo permite que os grupos de interesse possam contribuir com suas observações que podem ser de agregação de alguma reivindicação ou de avaliação da pertinência ou da oportunidade de alguma ação proposta.
O Plano Piloto de Brasília contém a vontade expressa de seu autor de que esta capital federal fosse modelo e exemplo para as demais cidades do país no atendimento das necessidades e anseios da população. Durante várias décadas Brasília se manteve fiel a essas premissas e todos os espaços, obras e serviços se pautaram pelo planejamento.
Infelizmente, após aquele período, as ações de planejamento foram paulatinamente abandonadas. Os serviços foram degradados, a exemplo do lixão, obras desnecessárias feitas, serviços como educação, saúde e transportes foram precarizados. A divulgação do Plano de Governo legitima os seus atos e facilita acompanhar sua execução.
2 Comentários