theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Governos Municipais e Eleições

Desde o dia 2 de julho último, entramos em processo eleitoral nos 5.570 municípios brasileiros. Em 90 dias, a partir daquela data, serão eleitos prefeitos e vereadores. Em 145 daqueles municípios poderá ocorrer segundo turno, caso o candidato mais votado não alcance mais de 50% do votos válidos no primeiro turno que ocorrerá em 2 de outubro.

Em geral as eleições municipais são pautadas por questões específicas de melhoria dos serviços prestados à população. Em pequenas cidades, de características rurais, onde a maioria da população vive no campo ou está relacionada às atividades rurais, a conservação das estradas vicinais tomam importância significativa.

Os serviços municipais de educação são avaliados por todos, sejam moradores de pequenos, médios ou grandes municípios. A quantidade das escolas, sua proximidade dos locais de moradia, o número de vagas são parâmetros de avaliação da gestão municipal e dos compromissos dos candidatos.

O eleitor avaliará as propostas de saúde pública, o atendimento médico acessível, a possibilidade de obter uma consulta ou um exame em prazo razoável, existência de pronto atendimento e a possibilidade de atendimento cirúrgico assim como atendimento pediátrico e obstétrico.

A qualidade das vias na administração em curso sempre pesa na avaliação do governo. A população tende a rejeitar aqueles que deixam as vias esburacadas e não fazem sua manutenção. Também rejeita os que não pavimentam as ruas, deixando-as empoeiradas ou lamacentas e irregulares.

Em cidades maiores, onde a distância da moradia ao local de trabalho, lazer ou estudos é grande e os moradores dependem de transporte público ou da fluidez do trânsito para exercer suas atividades, há tendência a considerar esse serviço na avaliação da gestão municipal, em raras exceções, positivamente.

As eleições municipais diferem das nacionais pela proximidade dos candidatos com os eleitores, o que os levam a conhecer suas qualidades e fraquezas. Há o comportamento partidário apaixonado que contrapõe os grupos. Quem apoia um partido não vota em candidato de outro. Neste ano atípico, com o desgaste moral de todos, sem financiamento de empresas, os candidatos terão que se desdobrar para buscar votos.

Crônica anterior
Paixão Pelas Árvores
próxima crônica
Comportamento e Civilidade
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

31 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1