Hora de Reflexão
Este momento, de pós tentativa de golpe de estado, parece adequado para avaliar como vem sendo usado o estado brasileiro e suas consequências para as condições de vida de sua população. Podemos dizer, de imediato, que não estamos nada bem no DF. Basta sair de casa e se dirigir ao mercado, que nos defrontaremos com um faminto a pedir esmolas.
Governador recém-eleito, com ampla margem, exerceu o mandato distanciado das necessidades da população. Com o seu afastamento, O Distrito Federal passa por situação política diferenciado das demais unidades federadas.
Serviços que sempre foram de boa qualidade, como educação e saúde estão à míngua. Não são realizados concursos para repor os quadros de professores e auxiliares, não há material escolar, os prédios escolares demandam reparos e até a merenda das crianças teriam deixado de ser prioridade.
As unidades de saúde não conseguem agendar atendimentos de urgência. Mesmo o acompanhamento imprescindível de idosos e crianças não é considerado aceitável. Recentemente circulou um informe de que seria feita a seleção de pediatras.
Estes e outros aspectos indicariam que o governo não está voltado para as necessidades da população. Há uma demanda de mais de 200 mil unidades residenciais e nos últimos anos não houve apresentação de qualquer programa voltado para o assunto. Isto incentiva a grilagem e o parcelamento ilegal. Hora de retomar o planejamento tendo sempre em vistas que Brasília foi construída para abrigar o Governo Federal.
7 Comentários