Inundações em Cidades da Bahia
A cada dia o número de cidades da Bahia em situação de calamidade aumenta. A razão apostada é o alagamento de seus espaços, ruas, casas, praças. As aguas sobem além do leito normal dos rios e inundam, arrastam, derrubam casas, destroem moveis e outros bens como alimentos, vestuários, automóveis etc.
Há relatos de altas precipitações naquelas cidades, mas este fenômeno já ocorrera em outros momentos. Afinal, aquelas cidades estão ali há muitos anos, décadas, outras seculares conviveram com os rios que as banham sem serem atingidas como agora.
Cabe lembrar que o mesmo fenômeno tem ocorrido simultaneamente em cidades de outros estados. Chuvas consideradas de precipitação acima da média causam danos desproporcionais. Várias mortes teriam ocorrido por causa de tais enchentes.
A dimensão e extensão da tragédia têm levado os governos estaduais a buscarem socorro em outros governos de estados e municípios. O Distrito Federal teria liberado o Corpo de Bombeiros a ajudar no apoio aos munícios baianos. Populações não atingidas têm sido chamadas a ajudarem de alguma forma, contas foram abertas para receber donativos.
Neste momento o importante é socorrer as populações atingidas. Passada a crise é fundamental que se busque as razões do fenômeno desastroso. É razoável verificar se as áreas a montante tiveram sua vegetação removida, se as margens das nascentes e dos cursos d’agua foram devastadas, se as áreas de plantio têm curvas de nível.
1 Comentário