theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Linha Amarela e a Via Férrea

O programa de radio Café com a Presidenta, apresentado nesta segunda-feira, 30 de abril, mostrou sua preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores em relação aos transportes públicos e o tempo gasto nas idas e vindas do trabalho.

A Presidenta Dilma, referindo-se ao PAC Mobilidade das Grandes Cidades disse que muita gente chega a passar até quatro horas por dia dentro de um ônibus ou de um trem. Reduzir o tempo no trânsito significa dar condições para essas pessoas aproveitar as horas que não estão dentro do transporte para estudar, descansar, ficar com a família. E isso é que se chama qualidade de vida.

Nós escolhemos colocar a maior parte do investimento em metrôs e VLTs, sabe por quê? Porque esses metrôs e VLTs não vão obstruir as ruas e as avenidas. O transporte sobre trilhos, o que é que ele faz? Ele vai mais rápido e leva mais passageiros de uma só vez, e é muito pouco poluente, afirmou a Presidenta Dima.

O Governo do Distrito Federal receberá R$ 2,186 bilhões deste Programa. Parte destes recursos, R$ 762 milhões serão destinados à Linha Amarela, que pretende ligar Gama, Santa Maria e Valparaiso a Brasília com um corredor de ônibus.
Ocorre que há uma linha de trem implantada desde o centro até alem de Valparaiso, passando por Santa Maria, que não vem sendo utilizada. A implantação de uma linha de metrô ou de VLT seria muito facilitada. A linha está pronta para receber o VLT.

A implantação de faixas exclusivas para ônibus prejudica a circulação dos carros com a redução de uma faixa de rolamento. O tempo de viagem nos ônibus é bem maior pois depende do fluxo dos demais veículos. Quando um ônibus para à frente por pane ou por obstrução de outro veículo os ônibus que vêm atrás também param.

O custo de implantar o VLT na via de trem existente seria equivalente ao custo programado para a implementação dos ônibus em faixa exclusiva. Neste caso perdem todos, sejam os usuários de transporte coletivo ou os de particular.

Crônica anterior
Passarela, Concurso e o Pedestre
próxima crônica
Não Há lugar para Contêineres de Lixo
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1