theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Mangas Fora de Alcance

Neste final de semana, que culminou com a virada do ano, era impressionante o número de mangas no chão sob as mangueiras. Algum visitante dirá que a população de Brasília, do DF, não gosta de mangas. Não é o caso. Os mercados mantêm gôndolas, várias, com todos os tipos de mangas. Porque não as colhem então?

Há algum tempo a Novacap vem podando os galhos mais baixos, até 5 metros, de todas as árvores. Vem cortando, erradicando, também as arbustivas como limoeiros, goiabeiras, amoreiras, pitangueiras etc. Com os galhos nas alturas não há como subir nas mangueiras para colher os frutos.

Lucio Costa, em seu Relatório do Plano Piloto de Brasília, item 16, prevê a instalação de pomares nas quadras e até mesmo, de hortas para o uso dos moradores. Lucio propôs que, emoldurando as quadras, fossem plantadas cintas largas e densas com árvores de porte, o chão coberto de gramado e uma cortina suplementar de arbustos e folhagens.

Esse cuidado buscava resguardar o conteúdo das quadras dos observadores externos. Hoje observamos que aquela cortina proposta por Lucio Costa amorteceria o forte ruído provocado pelos veículos que trafegam em alta velocidade no Eixo Rodoviário.

Infelizmente, o patrimônio paisagístico, incluído no tombamento do Plano Piloto de Brasília, vem se perdendo. As árvores arrancadas pelo vento ou derrubadas por outros motivos, não são repostas e as que restam perdem sua galhada, inclusive as fruteiras.

Crônica anterior
Cristandade e Habitações Subnormais
próxima crônica
Bairrismo e Segurança Pública
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1