Manutenção Predial e Reformas
Brasília, provavelmente, é o conjunto urbano de largas dimensões, tanto populacionais como espaciais, mais recente em todo o mundo. Apesar de contar com apenas 58 anos ela demanda manutenção e reparos nas vias, na infraestrutura, nos serviços, no paisagismo, nas pontes e viadutos, nos monumentos e edifícios.
O que chama a atenção dos moradores das superquadras é o martelar constantes das marretas e das britadeiras, o ruídos das lixadeiras e das máquinas de corte nas vizinhanças de suas moradias, barulhos estes que se iniciam pontualmente às 8:00h.
As reformas ocorrem por necessidade de melhoria das condições de higiene e conforto das habitações e edifícios, mas podem resultar do desejo de alterar os projetos originais no propósito de adequá-los às demandas e hábitos dos ocupantes.
Ocorrem também pelo colapso das instalações hidráulicas, onde os encanamentos foram executados com tubos de ferro galvanizado que enferrujam internamente e ficam obstruídos. Os canos de cobre, geralmente usados para conduzir água quente, oxidam e os resíduos de óxido causam danos à pele das pessoas.
O aumento da demanda de novos pontos para os inúmeros equipamentos elétricos, comuns às moradias modernas, causam sobrecarga nas instalações originais exigindo também substituição das fiações. O acompanhamento por profissional habilitado pode evitar problemas, inclusive com a Lei 9.610/98 concernente aos direitos do arquiteto.
4 Comentários