theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Museu de Arte de Brasília

Havia uma expectativa de que o MAB seria reaberto durante a comemoração dos 60 anos de Brasília. O MAB, criado em 1985, foi fechado em 2007 por recomendação do Ministério Público visando oferecer acessibilidade e segurança às pessoas e ao acervo. Esperava-se ter as obras concluídas antes das comemorações dos 60 anos de Brasília, o que não aconteceu.

A ambiciosa reforma do prédio, que fora Clube das Forças Armadas e Casarão do Samba, prevê ampliação do subsolo, recuperação das estruturas, adequação de espaços a restauro, melhoria da acessibilidade e até a colocação de placas voltaicas para geração de energia.

O acervo contempla obras de arte moderna e contemporânea. Uma parte do acervo é composto por obras de artistas nascidos ou radicados em Brasília. São esculturas, pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e instalações.

Avaliando as obras de reforma e adequação daquele edifício construído para atender outros fins, questiono se não teria sido melhor construir um novo prédio. A cidade de Bilbao – ES é identificada pelo Museu Guggenheim, assim como Barcelona – ES é lembrada pelo Museu de Picasso, Paris – FR pelo Museu do Louvre, Amsterdam -NL pelo Museu Van Gogh.

Por uma recomendação, o MAB está fechado há 13 anos. Brasília foi construída no meio do nada em 5 anos. O empenho do Governo do Distrito Federal em criar o MAB em 1985 justificou o uso daquela edificação naquele momento. Melhor seria, manter o antigo prédio em funcionamento e construir, com certeza, em menor tempo, um prédio à altura de Brasília.

Crônica anterior
Os Sessenta Anos de Brasília
próxima crônica
Pandemia Isolamento e Perspectivas
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

4 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1