Museu de Arte de Brasília é só Abandono
Em 2007, após recomendação do Ministério Público o Museu de Arte de Brasília – MAB foi fechado e abandonado. A recomendação resultara de preocupação com as obras nele contidas. Impunha-se que fossem feitas reformas de modo a preservar o acervo. Passados 12 anos o acervo está no Museu da República, inacessível.
O MAB foi criado em 1985, no Governo de José Aparecido de Oliveira, que veio a ser Ministro da Cultura. O prédio escolhido havia sido o Clube das Forças Armadas e Casarão do Samba. Situado entre a Concha Acústica e o Brasília Palace Hotel, o prédio erguido em 1960 tem 4.800m² de área construída em três pavimentos.
O acervo é constituído de obras de artistas nacionais, produzidas a partir de 1917 até recentemente. Muitas das 2 mil obras foram elaboradas por artistas nascidos em Brasília ou que aqui fixaram residência.
O fato é que prédios públicos, como o do MAB, o Teatro Nacional e outros, uma vez questionada sua segurança ou falta de condições de abrigar as atividades ali alocadas, têm suas programações suspensas, em prejuízo da população.
Cidades como Barcelona, Paris, Amsterdam e tantas outras têm como maior fonte de renda o turismo. Entre os locais visitados estão os museus. Os recursos para criação e manutenção dos museus no Brasil têm sofrido forte redução. O MAB era referência para as escolas do DF, para o estudo das artes e da história.
jj
1 Comentário