theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

O Último Cine Drive-in

O filme inédito, O Último Cine Drive-in, que tem roteiro e direção de Iberê Carvalho, foi exibido no dia 2 de outubro, quinta-feira, no Festival do Rio 2014. Seu elenco principal é composto por Breno Nina, Othon Bastos, Rita Assemany, Chico Sant’anna, Fernanda Rocha, André Deca, Rosanna Viegas e Vinícius Ferreira. O filme foi rodado em Brasília e Anápolis. O roteiro, do próprio diretor contou com a colaboração de Zé Pedro Gollo.

A sinopse, contida na página da Pá Virada Filmes, esclarece que Marlombrando, ao retornar a sua cidade natal com sua mãe adoecida, reencontra seu pai e o cinema Drive-in onde passou sua infância. Almeida mantém o cinema funcionando com apenas dois funcionários: Paula cuida da projeção e da lanchonete; José, um velho amigo de Almeida, atende a bilheteria e faz limpeza do local. A chegada de Marlombrando e a ameaça de demolição do Drive-in trará um novo rumo para suas vidas.

O filme teve boa recepção dos convidados que o aplaudiram durante toda a apresentação dos créditos, na sua primeira mostra. A crítica especializada destacou o clima do filme que “soube emocionar sem ser piegas”, Assim como o desempenho dos atores e atrizes. A fotografia do filme, dirigida por André Carvalheira foi tida como uma das mais bonitas de todos os filmes da Mostra Premier Brasil no Rio de Janeiro.

O Festival se encerra nesta quarta-feira, 8 de outubro, quando serão anunciados os vencedores nas diversas modalidades. O filme foi apresentado como uma homenagem aos pais, “mas bem que poderia ser ao cinema”, disse a crítica.

Iberê Carvalho é autor de vários filmes de curta metragem como Suicídio Cidadão, com conotação politica; Para Pedir Perdão, que trata das relações de um casal; Procura-se, filme voltado para o público infantil; Cela de Aula, realizado no presidio; Maria Lenk, sobre a nadadora olímpica, filme realizado para o Canal ESPN.

A realização do filme, O Ultimo Cine Drive-in, chamou a atenção da comunidade cinéfila e das pessoas comprometidas com o patrimônio histórico da cidade em relação ao propósito dos encarregados da reforma do Autódromo, em Brasília, onde se localiza o Cine Drive-in que pretendiam fechá-lo. Milhares de pessoas se manifestaram por sua permanência o que levou o Governo do Distrito Federal a se comprometer em manter o referido cinema naquele local.

Crônica anterior
Calor e Baixa Umidade
próxima crônica
Locomoção Urbana e Bicicletas
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1