Obras de Arte na Engenharia
Há um entendimento, comumente aceito, de que obras que demandam habilidade e experiência, que em tempos pretéritos eram concebidas e executadas por artífices, eram designadas obras de arte. Ainda hoje, mesmo aquelas produzidas com a moderna tecnologia do concreto armado, do aço, pontes, viadutos, barragens assim são chamadas.
As cidades estão cheias de obras assim. Obras que demandam cuidados em sua manutenção. Mas não são apenas estas construções de maior complexidade que demandam cuidados especiais de modo a garantir a segurança e o conforto ao usuário.
Não só aquelas obras demandam cuidados. Demandam também a visão de conjunto, uma vez que um bom serviço em determinado aspecto, se não levar em conta questões correlatas poderá resultar em desconforto ou insegurança para os usuários.
A manutenção da pavimentação das vias públicas é um trabalho contínuo, permanente. As causas das deformações dos pavimentos são muitas. São os buracos na época das chuvas, as lombadas nos locais de maiores esforços, e as depressões resultantes dos recapeamentos. O cuidado com a recuperação deveria ser igual ao das obras de arte.
O recapeamento das vias, que parece a forma mais adequada de recuperá-las, traz a necessidade de nivelar com a nova cota do grade da via as grelhas dos bueiros de águas pluviais, as tampas dos poços de visita das redes de esgotos, das redes de energia, de comunicações. Quando isto não é feito a via parece esburacada, causando desconforto.
3 Comentários