Onde estacionar, eis a questão
Na Quadra 201 do Setor Comercial Local Sul, no Plano Piloto, existe uma área que era utilizada de modo improvisado como estacionamento publico. Esta área está situada entre os restaurantes e a parede lateral da parte do embasamento da sede da CAIXA. Naquele espaço não há residências ou outras atividades que conflituem com o estacionamento. Há arvores, distribuídas de forma aleatória, e um quiosque situado margeando a calçada que liga o comercio e o acesso do Banco Central. A quadra é ocupada em sua quase totalidade por restaurantes.
Certo dia apareceram blocos de PVC amarelo, do DETRAN, que impediram o acesso àquela área. Algumas mudas foram plantadas e a área definitivamente isolada.
O estacionamento junto ao comercio local, tanto na Asa Norte quanto na Asa Sul, é sempre difícil. As vagas são insuficientes e as pessoas param em fila dupla, impedindo a saída dos carros regularmente estacionados ou vão parquear no interior das quadras, nas vagas dos moradores.
Freqüentemente, quando se fala em dificuldades com os carros, costuma-se dizer que a solução está no transporte coletivo. Não parece ser o caso. Os sistemas de transportes coletivos passam por vias de ligação e podem atender grandes áreas das cidades. Esse transporte não passará pelo comercio local. Mesmo o zebrinha que tem linhas que circulam pela W 1não tem o propósito de passar por todo o comercio local.
A Asa Norte tem várias experiências de utilização dos cantos das quadras, no prolongamento do alinhamento do comercio local. Utilizando-se as duas extremidades é possível quase dobrar o numero da vagas de estacionamento. Não se nota conflito destes usos com os prédios de apartamento contíguos. Ao contrario, a construção destes estacionamentos evita que os carros parem no interior das quadras.
O comércio das quadras 205 e 206 Norte contam com estacionamentos nas duas extremidades da área comercial. A Quadra 106 Norte tem estacionamento apenas na área contigua a um supermercado. Havia na Quadra 306 uma área de estacionamento improvisada que deixou de existir. Nas quadras 105, 310, 404 Norte os estacionamentos adicionais continuam improvisados. A Quadra 311, também na Asa Norte, conta com estacionamento de blocos intertravados e bancos sob arborização.
Tudo indica que, em função das características do comércio local das Super Quadras, a melhor solução seria utilizar as áreas situadas nos cantos das quadras, naquelas áreas delimitadas pelas calçadas para estacionamento. Não se vislumbra prejuízo para os moradores das quadras. Ao contrario, ao disponibilizar novas áreas de estacionamento fora das quadras, os motoristas deixarão de parquear no seu interior. As relações entre os usuários dos bares e restaurantes e os moradores nem sempre são tranqüilas. Os estacionamentos nas extremidades das áreas comerciais os veículos e os condutores do interior das quadras e dará maior tranqüilidade aos moradores.
No caso da Quadra Comercial 201 Sul não há qualquer restrição ou conflito de uso do terreno baldio como estacionamento. Não há residências ou outros usos ao lado. Esse estacionamento seria do interesse imediato de todos os usuários dos restaurantes e daqueles que passam por aquela via.
1 Comentário