Os Jacarandás Roxos da 208 Norte
São dois pés de jacarandás, muito bonitos, com flores iguais às dos ipês, mas roxas. O deslumbramento é o mesmo causado por um ipê amarelo, roxo ou rosa. A cor do jacarandá roxo é mais intensa que a do ipê roxo. Ainda é possível vê-los no primeiro estacionamento da Superquadra 208 Norte.
Pode acontecer contigo de encontrar alguém ou algumas pessoas paradas, admirando. A maioria tentando identificar aquela árvore tão pouco conhecida. Em verdade, os jacarandás e os ipês são da mesma família, Bignoniaceae.
Em consulta aos volumes 1 e 2 da publicação “Árvores Brasileiras”, Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Brasileiras, de autoria de Harri Lorenzi, Editora Nova Odessa, 2ª Edição, 2002, encontrei duas espécies que têm flores roxas como aquelas da 208 Norte.
A primeira espécie, o Jacarandá Brasiliana, conhecido também como jacarandá boca-de-sapo. Segundo Lorenzi ela ocorre em Mina Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Pernambuco e Sul dos estados do Maranhão, Piauí e Pará. A segunda, o Jacarandá Cuspidifólia Mart ou Jacarandá Chapadensis, também conhecido como Jacarandá de Minas. Esta ocorre em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
As folhas são compostas, bipinadas, de 20 a 50 cm de comprimento, com 8-10 jugas (pares de pinas) e pinas com 10-15 pares de folíolos glabros. As sementes são muito parecidas com aquelas dos ipês, dotadas de membranas como asas muito finas e translucidas, que as propagam pelo vento.
Encontrei uma referencia do Jacarandá Mimosaefolia, ou Jacarandá Mimoso aqui.
Confesso que a floração dos jacarandás da 208 Norte está mais parecida com a daqueles desse sitio. As fotos são de Pretória, uma cidade na África do Sul, onde as ruas são totalmente arborizadas com jacarandá-mimoso levado do Brasil.
0 Comentário