Pandemia de Covid-19 Está Terminando
Redes de notícias davam conta, nesta segunda-feira, do regozijo das pessoas, em diversos países onde o uso das máscaras está deixando de ser obrigatório. Em alguns lugares as pessoas poderão decidir se as usarão ou não. Vale lembrar que a pandemia de Covid-19 contaminou mais que 521 milhões de pessoas e matou mais de 6,26 milhões.
As pandemias não são um fenômeno desconhecido da história. Entre os anos 430 e 427 a.C. a Peste de Atenas, naquela cidade grega, vitimou dois terços de sua população. Pelas características descritas pelos médicos da época seria uma febre tifoide.
Duzentos e cinquenta anos depois, entre 180 e 165 a.C. surgiu em Roma a Peste Antonina, com características de varíola ou sarampo. Cinco milhões de pessoas teriam morrido. Entre os anos 541 e 750 da era cristã 50 milhões de pessoas morreram de Peste Bubônica, causada por bactérias transmitidas pela picada de pulgas hospedeiras de ratos.
Em 1918 a população mundial foi atacada pelo vírus influenza causando uma pandemia que matou 50 milhões de pessoas no mundo e ficou conhecida como Gripe Espanhola. Os brasileiros dizimados por aquela pandemia somaram 35 mil pessoas.
Outras epidemias surgiram e tiveram fortes efeitos letais. A AIDS teria levado a óbito 32 milhões de pessoas até o momento. O Ebola, altamente letal, fez milhares de vítimas no Sudão, Congo, Libéria, Serra Leoa e Guine, todos na África. As Pandemias vêm ocorrendo durante muito tempo. É prudente ter toda cautela com doenças contagiosas.
1 Comentário