Pandemia do Coronavírus e o Dia-a-Dia
Uma rápida busca histórica nos mostra que não é a primeira vez que a humanidade enfrenta situação de alto risco em escala planetária. Há registros em todas as épocas. Uma das mais citadas é a Peste Negra, ocorrida a partir do ano 1.348 d.C., que teria matado mais de 20 milhões de pessoas na Europa. Teria se iniciado na Ásia.
São muitas as pandemias citadas, em muitas partes do mundo e em várias ocasiões. O que assusta, no caso presente do coronavírus ou Covid-19, é a velocidade como ele se espalha. A densidade populacional e a mobilidade atual seriam as causas.
Todos os países ficaram assustados com o crescimento da doença na China e também com as medidas adotadas para seu controle. Mas, antes mesmo que a China tomasse o controle, a contaminação tomava a Itália e avançava em todos os países sem exceção. Foi a senha para fechar fronteiras, aeroportos, para contingenciar populações em suas casas.
O Governo do Distrito Federal, em consonância com outras iniciativas, editou o Decreto 40519/2020 e posteriormente o 40.520/2020 suspendendo aulas, reuniões, eventos de toda ordem que implicassem em aglomeração de pessoas. Diante da gravidade a suspensão das aulas foi ampliada.
Não resta dúvida de que muitas atividades devem ser evitadas para conter o avanço do vírus. Entretanto, quando as aulas são suspensas, algumas questões aparecem. Crianças ficam em casa sem proteção e alimento, trabalhadores autônomos deixam de ter renda.
1 Comentário