theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Pandemia Isolamento e Perspectivas

O novo coronavírus é diferente de outros. Contamina a população com grande facilidade. Pessoas sem sintomas, contaminam outras sem o saber. A média de contaminação, onde não há medidas de controle, é cada pessoa contamina outras 3. Os países que não fizeram o isolamento, como Itália, Espanha, EUA e outros, tiveram inúmeras vítimas fatais.

A Organização Mundial de Saúde – OMS orientou, desde o início, que se procedesse o isolamento da população para evitar o crescimento exponencial de contaminados. Alguns entenderam que tal procedimento era prejudicial à economia.

O que se viu foi o estrangulamento dos serviços médicos. No Brasil prepararam um questionário com as doenças pré-existentes e a idade do paciente. Seriam priorizados para os jovens e saudáveis os leitos disponíveis. Os demais seriam abandonados para morrer.

O isolamento horizontal evita a contaminação explosiva, reduzindo a busca por serviços médicos. Entretanto se outras medidas não forem tomadas, todos, mais dia menos dia, serão contaminados. A solução está no uso racional dos testes. Se todos os que tiveram contatos com os doentes, fossem testados saberíamos quais deveriam ser isolados.

Isolando-se somente os que contraíram o vírus, a maioria das atividades poderiam seguir normalmente. Em determinado momento a pandemia seria controlada, como aconteceu na China. Há esperança de que em 1 ano ou pouco mais tenhamos uma vacina que imunize a todos. Este é o caminho que a meu ver poderia ser seguido.

Crônica anterior
Museu de Arte de Brasília
próxima crônica
Pandemia: Confinamento ou Flexibilização?
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1