theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Pandemias Sucessivas Causam Insegurança

Casos de dengue no Distrito Federal, em números elevados, maiores que em outras unidades da federação, levam população à sensação de insegurança. Durante a pandemia de Covid 19 todo o planeta estava atento ao avanço da doença e, por isso mesmo inúmeros laboratórios passaram a produzir vacinas já no início e a posteriori contra suas variantes.

Notícias publicadas nesta segunda-feira, 05/02/2024, deram conta de que o Brasil teve 260 mil casos de prováveis contaminações, que teriam resultado em 29 mortes, bem como 173 casos suspeitos que ainda estariam sob investigação. O Distrito Federal e os estados de Minas Gerias e São Paulo são as unidades com maiores números de notificações.

Esta pandemia difere da anterior, visto que o contágio se dá pela picada do aedes aegypti, um mosquito um tanto maior que um pernilongo, que teve sua proliferação potencializada pelo aumento das temperaturas causado pelo fenômeno El Niño.

Mudou também a postura do Governo Federal do Brasil, que de imediato buscou vacinas e estímulos aos laboratórios nacionais a produzi-las no nosso território. O número de vacinas adquiridas ainda é muito pequeno diante do número de pessoas a vacinar.

As primeiras vacinas serão direcionadas para as crianças e adolescentes, pois estas faixas etárias são as mais susceptíveis a serem contaminadas. Esperemos que a população como um todo se empenhe em evitar a proliferação dos mosquitos, eliminando as águas paradas nas residências e em suas vizinhanças. A doença não escolhe raça ou classe social. Cabe a todos participar dessa luta contra a doença.

Crônica anterior
Pomares nas Superquadras
próxima crônica
Chuvas e Alagamentos
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1