Patrimônio Histórico da Humanidade Ameaçado
Em 1972 a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO criou a Convenção do Patrimônio Mundial, com o propósito de preservar os bens culturais e naturais considerados significativos. O objetivo é preservar o que recebemos do passado, vivemos no presente e possa ser um legado pera futuras gerações.
Brasília foi a única cidade construída no século XX a receber o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Essa honraria, que a transformou em Patrimônio Mundial, é o que a faz patrimônio de todos os povos do mundo, por seu legado à cultura de todos.
O Relatório do Plano Piloto de Brasília, texto de Lucio Costa que detalha seu projeto, em seu item 16, estabelece dois princípios gerais para os blocos residenciais a serem obedecidos: gabarito máximo e uniforme com seis pavimentos e pilotis e separação do tráfego de veículos do trânsito de pedestres.
Quem vai à SQS 209 verá, já na entrada, uma placa indicativa do local em desconformidade com o projeto de sinalização da cidade. Tal placa contém um logotipo que seria da “Prefeitura Militar de Brasília”.
A agressão maior, visível para quem passa, é a transformação do pilotis do Bloco G daquela quadra em estacionamento de veículos. Vagas estão marcadas no piso, identificadas com cada apartamento do prédio. O gramado foi ocupado com calçadas de acesso de veículos. Aquele pilotis não se destina à circulação de pedestres.
40 Comentários