Pirenópolis Destino Turístico do Brasiliense
O brasiliense conta com um leque diversificado de destinos turísticos nas imediações de sua moradia. São localidades situadas a até 4 horas de viagem, de carro ou ônibus. Várias delas oferecem contato com a natureza, caminhadas, acampamentos e em especial as águas cristalinas do planalto, em piscinas naturais ou cachoeiras.
Estimo que os principais destinos sejam Caldas Novas, Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis. A antiga Minas de Nossa Senhora do Rosário Meia Ponte, vila fundada em 1832, era voltada para a mineração de ouro, comércio e agricultura. Em 1890 passou a ser denominada Pirenópolis e foi berço da música e imprensa goiana.
A população de Pirenópolis, em 2019, foi estimada pelo IBGE em 24.908 habitantes. Segundo informações colhidas junto a pessoas da comunidade hoteleira local, a presença de turistas nos finais de semana com tempo firme chega a 45.000 pessoas.
Estes turistas buscam banhos em cachoeiras, o artesanato, a arquitetura de barro, madeira e pedra, o original traçado urbano, a culinária que varia de regional a internacional, a hospedagem simples e a sofisticada, as festas tradicionais etc.
Pirenópolis recebe turistas majoritariamente do Distrito Federal e das cidades próximas. Entretanto são ali encontrados visitantes de várias partes do Brasil. Não conheço a frequência de estrangeiros. Neste final de semana, um casal de paulistanos estava ali comemorando o aniversário de casamento. Era a quarta vez que visitavam Pirenópolis.
3 Comentários