theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Puxadinho Oficial

Título: Puxadinho II de Lucas Bambozzi

A Codeplan – Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal foi criada originalmente como Companhia de desenvolvimento do Planalto Central em 10 de dezembro de 1964. Sua sede fica no Setor de Administração Municipal – SAM, ao lado da Procuradoria do Distrito Federal. Aquele prédio faz parte da área tombada, parte do Patrimônio Histórico da cidade.

Olhado de frente, o edifício da sede, verifica-se que a calçada e os jardins à direita do acesso principal foram pavimentados até a parede do edifício. Acima dessa área há uma cobertura de zinco apoiada em uma estrutura metálica precária. Um autêntico puxadinho. Duas placas informam: Presidente, Vice-Presidente. Presumo que sejam abrigos para os carros dos dirigentes.

O puxadinho está ali independente do fato de que há garage no subsolo do prédio e de que que ainda há soluções de sombreamento dos estacionamentos com lona e outros materiais, sem interferir no prédio tombado. É um prédio do Governo do Distrito Federal a quem foi cometida a incumbência de preservar o Patrimônio Histórico do Distrito Federal.

Passando pela via N-2, aquela entre os ministérios e seus anexos, no trecho entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça podem ser vistos inúmeros arranjos e distorções ao projeto original com a apropriação de jardins para estacionamento de motos, calçadas como depósito de containers etc.

Em vários locais, áreas estão cercadas para servirem de estacionamentos privativos de servidores públicos que trabalham em prédios particulares alugados pelo Executivo, pelo Judiciário em desrespeito ao público em geral e ao Patrimônio Histórico representado pelo planejamento e destinação original da área, ocupada em desacordo ao projeto urbanístico.

Há processos de desocupação de áreas públicas e daquelas com apropriações em desacordo com o originalmente projetado. São áreas lindeiras do lago, puxadinhos nas lojas do comércio local, fechamento e áreas verdes nas habitações individuais, fechamentos de blocos etc. Vejo sério conflito entre as atribuições governamentais de preservar o Patrimônio Histórico e a ação de alguns que teimam em desconsiderá-lo.

Crônica anterior
Audiovisual, Valores e Cultura
próxima crônica
Perigo aos Veículos nas Vias
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

32 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1