theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Reforma da Sala Martins Pena

Em setembro de 2013, Hamilton Pereira, então Secretário de Cultura do Distrito Federal anunciou a realização de reforma no Teatro Nacional Claudio Santoro. Aquela obra não passara por reformas desde 1997. Apesar dos esforços, representados por reforma e adequação a normas de segurança, o GDF foi impedido de reabrir o Teatro em 2014.

Desde então a cidade deixou de contar com os espaços das Sala Martins Pena, Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos. O Foyer da Sala Martins Pena, onde os espectadores aguardam o início do espetáculo sempre foi usado para exposições. Tudo está fechado há 8 anos em decorrência discutível de vistoria e descaso dos últimos governos.

A Novacap, na segunda-feira 11 de julho deste ano, 2022, abriu os envelopes com a documentação e proposta técnica apresentadas pela participante da Concorrência 002/2022, que tem por objeto a contratação da reforma da Sala Martins Pena.

As obras têm o custo estimado em R$ 54 milhões. Após recuperar a Sala Martins Pena, a Novacap pretende recuperar as Salas Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos.

A população do Distrito Federal, em especial aqueles comprometidos com a cultura e com a preservação de seu patrimônio histórico criou a Associação dos Amigos do Teatro Nacional Claudio Santoro – ATENA. Coincidência ou não, após um “abraço” ao Teatro Nacional, promovido pela ATENA, o Governo do Distrito Federal anunciou a contratação de reforma e a reinauguração daquele patrimônio público, ainda em 2022.

Crônica anterior
Drogas, Cracolândia e Invasão de Lanchonete
próxima crônica
Apresentações Culturais em Brasília
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

3 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1