Rio Capital Mundial da Arquitetura
A Cidade do Rio de Janeiro será, em 2020, a primeira Capital Mundial da Arquitetura, conforme informações do CAU-RJ, Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro. Esse título decorre do fato de o Rio vir a sediar o 27º Congresso Mundial de Arquitetura, evento de iniciativa da Unesco.
A escolha da sede do Congresso se deu em Paris. O Rio concorreu com 30 outras cidades. Estiveram na cerimônia de escolha da sede do Congresso, como representantes da Cidade do Rio de Janeiro o Arquiteto Sérgio Magalhães e a Senhora Verena Andreatta, Secretária Municipal de Urbanismo.
O Rio foi escolhido por sua arquitetura e também pelos desafios que enfrenta. A cidade, que abriga os Arcos da Lapa e muitos sítios de relevância histórica, tem em seu acervo obras de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Le Corbusier, Sérgio Magalhães e tantos outros. Espera-se a presença de 20 mil arquitetos.
Brasília sediou, em 1979, o X Congresso de Arquitetos, promovido pelo IAB Nacional, sob a responsabilidade do IAB-DF, à época presidido por Paulo Brasil. A Organização do Congresso ficou sob minha responsabilidade.
O tema do X Congresso Brasileiro de Arquitetos foi “A Arquitetura Brasileira Pós-Brasília. Participaram do evento 5 mil arquitetos de todo o Brasil. A direção dos trabalhos durante o Congresso ficou a cargo do Arquiteto Demétrio Ribeiro.
10 Comentários