Rodoviária do Plano Piloto
A parte superior da Estação Rodoviária do Plano Piloto, é uma obra singela, que procura interferir o mínimo na paisagem do Eixo Monumental, seja na face voltada para a Esplanada dos Ministério, seja na vista para o Oeste, para a Torre de TV. É uma laje que cobre um núcleo destinado a loja circundadas por uma marquise em balanço.
Sua visão nesta primeira semana de março é desoladora. Os painéis de mármore que recobriam sua testeira estão todos arrancados. Os únicos vestígios de que ali estavam são as peças de apoio e suporte fixados no concreto nu.
A vista de quem está na Plataforma Superior, na calçada que liga os Setores de Diversão Norte e Sul, com as costas voltadas para a Torre de TV preocupa. A laje de cobertura, em balanço, apresenta uma acentuada perda de altura no canto esquerdo causando a impressão de que está à beira de cair.
O rufo que provavelmente cobria toda a viga posta à beira do balanço está solto e levantado em relação à viga. Esse rufo, de flandres, provavelmente evitava a infiltração das aguas das chuvas entre as placas de mármore e as vigas de concreto.
Lucio Costa manifesta um especial cuidado com a Rodoviária do Plano Piloto, a obra mais central de Brasília, local por onde passam multidões a cada dia. Sua recuperação deve constar dos programas de manutenção do governo local, mas dadas as condições em que se encontra seria prudente priorizar as obras de reforma.
4 Comentários