theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Segurança à Integridade Física Ameaçada

Durante os últimos vinte dias deste mês de junho o Distrito Federal e Goiás tiveram sua atenção voltada para a busca ao acusado de assassinato de uma família, em Ceilândia, com crueldade, tortura e possível estupro. O crime teria sido cometido sem motivação, e teria contado com a participação de um comparsa.

O autor teria extensa ficha criminal, o que o impedia de obter a liberdade, seja por benefícios da lei ou por leniência do sistema carcerário. Ele estivera preso por várias vezes e fora solto ou teria fugido do cárcere, ou deixado de voltar em saída prevista em lei.

O crime recente teria motivado o início de uma caçada que mobilizou policiais do Distrito Federal, do estado de Goiás e a Polícia Federal. Foram usados inúmeros equipamentos como sensores de temperatura, drones, helicópteros, viaturas além de cães farejadores e ainda assim o fugitivo seguia sem ser encontrado ou percebido pelas equipes de busca.

Este fato corrobora com a fragilidade dos sistemas de investigação policial e ressalta a falta de segurança da população. Levantamento do Instituto Sou da Paz realizado entre 2017 e final de 2018 aponta que 70% dos homicídios, no Brasil, não foram solucionados.

O fato de Lazaro Barboza, encontrado em uma pequena edificação, ter sido atingido por mais de trinta disparos pode significar que não houve tentativa de prendê-lo vivo, fato que permitiria esclarecer diversos crimes a ele atribuídos. Mais uma vez, ao que tudo indica, a busca do esclarecimento dos fatos deixou de ser prioridade.

Crônica anterior
Parque Olhos D’Água, Beleza e Abandono
próxima crônica
Retomada da Vida e Independência da Pandemia
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

33 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1