Segurança Alimentar e Rotulagem
O café, conforme esperado, veio sem açúcar. Junto com a xícara do expresso veio uma embalagem com o formato de um palito. Um tanto mais grossa, mas um palito. Vista com cuidado, havia uma inscrição em uma das extremidades onde se lia “Sugar”.Causou espanto, por ser proibido o uso de língua estrangeira em rótulo de alimento.
Com efeito a RDC nº 259/2002 estabelece em seu Anexo – Regulamento Técnico Para Rotulagem de Alimentos Embalados – Item 3.4 que a embalagem dos alimentos quando não estiverem redigidas no idioma do país de destino deve ser colocada etiqueta complementar, contendo a informação obrigatória no idioma correspondente com caracteres de tamanho, realce e visibilidade adequados.
O Item 4 – Idioma – reitera que a informação deve estar escrita no idioma oficial do país de consumo com caracteres de tamanho, realce e visibilidade adequados, sem prejuízo da existência de textos em outros idiomas.
O assunto tem relevância vez que muitas pessoas são portadoras de alergias e intolerâncias a determinados ingredientes. Quando o rótulo colado na embalagem está escrito com tamanho diminuto, impossível de ser lido a olho nu, a informação se perde.
Há uma tendência a valorizar línguas estrangeiras Estamos na semana da queima de estoque, ou na Black Friday. Não basta usar a língua estrangeira, copia-se os costumes como o Halloween que nada tem com nossa cultura. Precisamos valorizar nossa língua.
9 Comentários