Semana Decisiva para as Eleições
Com as novas regras impostas pela legislação, com restrições à publicidade, sem o uso de outdoors, grandes faixas e cartazes, propagandas pagas nos rádios, jornais, TVs e limitadas ao uso de recursos oriundos de doações de pessoas físicas e aos fundos partidários, as campanhas ficam mais visíveis na internet que nos meios tradicionais.
Os debates entre os candidatos majoritários, para cargos federais, estaduais e para o governo do Distrito Federal, nas emissoras de TV e de rádio, engessadas por modelos negociados com os representantes dos candidatos tornaram-se enfadonhos e pouco atraíram as atenções dos eleitores que buscaram se informar sobre suas propostas.
As campanhas para o governo federal foram se polarizando entre aqueles que apoiam o candidato que substituiu o ex-presidente Lula e aquele que se apresentou como o antípoda do modelo petista de governo e que representa o segmento conservador, tanto na economia como nas relações sociais.
As eleições para o Executivo e para o Legislativo do Distrito Federal passaram por situações atípicas com renúncias de pré-candidatos, condenações de outros, anulações de registro de candidaturas ao Legislativo de vários.
A menos de uma semana do pleito há uma grande incerteza sobre os resultados. Pouca informação sobre as tendências dos eleitores em relação a todos os cargos. Esperemos que as eleições transcorram em paz e que os eleitos representem os eleitores.
1 Comentário