theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Teatro Nacional de Brasília Continua Fechado

O Teatro Nacional de Brasília foi concebido, em 1958, por Oscar Niemeyer que contou com a ajuda do cenógrafo Aldo Cavo, com os cálculos estruturais de Bruno Contarini, com o paisagismo interno e externo de Burle Marx, painéis de Athos Bulcão, móveis do designer Sergio Rodrigues e consultoria acústica do arquiteto Igor Sresnewsky.

A estrutura ficou pronta em janeiro de 1961. A Sala Martins Pena foi concluída em 1966. Os painéis de Athos Bulcão terminaram sua colocação naquele ano. Segundo relatos, em 1975 o arquiteto Milton Ramos, por solicitação do GDF, articula com Oscar Niemeyer e a equipe original e atualizam o projeto.

Em abril de 1981 o Teatro Nacional inaugura a Sala Vila Lobos com 1.407 lugares. O conjunto do Teatro compõe-se ainda das Sala Martins Pena com 407 lugares e Alberto Nepomuceno com 95 lugares. Contava com os Foyers das salas e o Espaço Dercy Gonçalves, inaugurado em 2000, projetado para ser restaurante panorâmico.

Em 2014 o Teatro Nacional foi interditado pelo MPDF sob a alegação de falta de segurança para os usuários. O Governo seguinte pareceu desinteressado pelo assunto. O Teatro Nacional de Brasília, que já foi palco de atrações nacionais e internacionais, segue fechado depois de 7 anos. A população não foi informada da reabertura.

O arquiteto Tancredo Maia disse que a Associação dos Amigos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em constituição, pretende realizar em 7 de dezembro uma performance envolvendo o Teatro num abraço. Assim, espera chamar a atenção dos governantes.

Crônica anterior
Insegurança nas Passarelas
próxima crônica
Lixão da Estrutural e Coleta Seletiva
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1