Tempo de Plantar 2023
O primeiro domingo do mês de dezembro, de cada ano, é dia de mobilização de crianças, jovens, adultos e idosos para o plantio de mudas de árvores, preferencialmente originárias do cerrado. Neste ano a meta estabelecida foi de 450 mudas. Este movimento é promovido pelo coletivo, autointitulado Movimento Regenerativo Tempo de Plantar.
Os locais escolhidos para plantio, neste ano, foram o Núcleo Rural Alto do Urubu, Bosque dos Escoteiros, na QI 06 do Lago Norte, Recanto das Emas, Nascente do Ribeirão Santa Maria, Sobradinho II, Jardim Botânico, Parque Ecológico das Copaíbas e Vila Planalto.
A entidade convida a população a plantar e também cuidar das mudas plantadas entendendo que o engajamento e participação da comunidade é fundamental para garantir que as mudas plantadas cresçam e ajudem a mitigar a crise climática.
O Governo do Distrito Federal mantém, no Bosque dos Escoteiros, localizado na QL 06 do Lago Norte, um viveiro que produz mudas de plantas nativas do Cerrado. A entidade liderada por Paulo Cézar de Araújo, busca a participação dos que foram ao plantio na Comunidade que Sustenta a Regeneração – CSR – Viveiro do Lago Norte.
Eu, minha neta Maria, minha filha Maíra e sua mãe Ana, participamos na atividade de plantio no Bosque dos Escoteiros. Havia pessoas de todas as idades. As crianças eram as que pareciam as mais motivadas. Cavavam, adubavam, preparavam as mudas e as colocavam cuidadosamente nas covas. Era mais uma diversão que um trabalho.
3 Comentários