Transporte Coletivo e Modalidades
Foi publicado em jornal impresso, circulação no Distrito Federal, no último domingo, 29 de setembro uma matéria a propósito de estudos sobre o transporte coletivo de pessoas que residem na Região do Entorno, ao Sul do Distrito Federal, onde estão situadas as cidades Valparaiso de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia, entre outras.
Estes estudos estariam a cargo do Governo do Distrito Federal e órgãos do Governo Federal afeitos a questões do transporte urbano de passageiros. Mais uma vez foi dado destaque ao Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT, um trem elétrico.
Os VLTs são conhecidos por sua adaptação ao tecido urbano. Conseguem circular paralelamente com veículos de pequeno porte como automóveis e outros. Entretanto os VLTs têm baixa capacidade de transporte. Transportam até 2.000 passageiros por hora.
Considerando que as cidades ao sul do DF abrigam aproximadamente 600 mil pessoas e que um terço delas trabalham no Distrito Federal aproximadamente 200 mil, enfrentando vias congestionadas por 2,5 horas para vir para o trabalho, fica claro que o modal VLT não tem a menor condição de atender a demanda por transporte naquele trecho.
O modo adequado para o atendimento é o trem urbano, o metrô que consegue transportar até 200 mil pessoas por hora. O uso da modalidade de trem movido a eletricidade teria o benefício adicional de reduzir significativamente as emissões de CO2 como hoje ocorre com o uso de veículos de pequeno porte e ônibus movidos a óleo diesel.
0 Comentário