theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Transporte Coletivo Sobre Trilhos

Há uma questão que é abordada de tempos em tempos a propósito do transporte em Brasília. A tese é que o sistema viário da cidade foi projetado para o transporte individual e não houve preocupação com o transporte coletivo. Em princípio a própria instalação da rodoviária no centro da cidade demonstra que havia sim preocupação com aquele modal.

Inicialmente não havia previsão de Cidades Satélites ou de deslocamento de pessoas da área do Entorno para trabalhar em Brasília. Desta perspectiva a rodovia teria um caráter de interestadual e seria destinada a receber e embarcar pessoas para outros estados.

O certo é que a decisão de implantar a capital no centro do país, à época predominantemente rural, combinado com o fato de que a própria construção promoveu o deslocamento de milhares de pessoas para a região, impôs a implantação de Cidades Satélites na redondeza. A maioria, fora da bacia do Paranoá.

As cidades modernas em todo o mundo têm sistemas de transporte coletivo a partir de trilhos, nos conhecidos metrôs, que são mais eficientes, confortáveis e seguros. Os países colonizadores não estimularam a implantação de linhas de metrô nos países periféricos.

Recentemente, têm sido feitos estudos para retomar propostas anteriores de implantar o transporte coletivo em linhas exclusivas, aproveitando até as linhas de trem que ligam Brasília à Região Sul, Valparaiso, Luziânia e outras localidades. Também está previsto ampliação do Metrô para outra cidades com a abertura de novas linhas. Isto é bom. Todos que lidam com o assunto sabem que o veículo individual é a pior escolha.

Crônica anterior
Ipê Roxo Domina a Paisagem Brasiliense
próxima crônica
Ipê Roxo Tem Duas Florações
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

0 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1