Turismo e Geração de Trabalho e Renda
Estudos mostram que Brasília é o segundo mais importante destino turístico dos brasileiros, entre as cidades que não têm praias. Seu caráter monumental com grandes avenidas, segregação das funções, alto índice de arborização, cidade planejada por Lucio Costa e a arquitetura de Oscar Niemeyer, atraem numerosos visitantes.
Entretanto, a cidade que conta com vários parques ecológicos, não explora o turismo voltado para a natureza. Todos aqueles que visitam parques, cachoeiras, ambientes de vegetação diferenciada com o propósito de banhos ou caminhadas, mantêm aquelas sensações por longo tempo. Em Brasília há vários parques muitos no quadrilátero.
A Estação Ecológica de Águas Emendas é uma reserva com características únicas. A primeira refere-se ao fenômeno que lhe dá o nome: Águas Amendadas. Há ali uma nascente cujas águas se dividem para o Norte e para o Sul. Parte vertem no Rio Maranhão, da bacia do Rio Tocantins e parte para o Rio São Bartolomeu da Bacia do Rio Paraná.
Ali é encontrado outro caso único no mundo, o peixe Pirá Brasília. Um pequeno peixe de 5cm de comprimento, que nasce logo após as primeiras chuvas. Seus ovos estão na lama e eclodem com a água. Eles fertilizam os próprio ovos.
O turismo é uma atividade que emprega muitas pessoas. Alguns países têm nela sua maior fonte de receita. Brasília tem uma vocação para o turismo e pode ampliá-la para as visitas de sítios ecológicos, dentro e fora de seu território.
0 Comentário