Turismo Exige Cidade Preparada
O Brasil vem recebendo, cada vez mais, turistas de todo o mundo. Segundo o Ministério do Turismo, o número de estrangeiros que aqui vieram em 2011, soma mais de 5,4 milhões. Trata-se de um número modesto se comparado com a França, que em 2010 recebeu 76.8 milhões, com os Estados Unidos que recebeu 60,88 milhões e com a China onde 55,66 milhões passaram por lá uma noite, segundo a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. O turismo é uma das atividades que mais gera renda e trabalho.
O crescimento do número de turistas no Brasil e, em especial, em Brasília se deve a grande exposição do Brasil no exterior a partir de sua escolha para sede da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas. Nos últimos tempos temos visto as autoridades exortarem os profissionais de serviços a se prepararem para receber os turistas que virão na Copa das Confederações e na Copa do Mundo.
Parte da preparação para receber os visitantes cabe ao poder público. Não só ao executivo, responsável por implementar as obras, mas também aos demais poderes que devem evitar criar embaraços às obras quando as questões não forem relevantes.
Brasília não terminou ainda as obras projetadas para receber os turistas, vide o VLT. O transporte coletivo como um todo é uma calamidade. A Rodoviária do Plano Piloto, uma das obras mais importantes de Lucio Costa, dá medo a quem nela se aventura.
Por outro lado, as calçadas próximas aos principais locais de visitação não têm manutenção ou são inexistentes. Não há sinalização na cidade. Os restos existentes são de um projeto dos anos 70, e têm recebido péssima manutenção.
Turistas não andam de carro. Andam a pé ou de transporte coletivo. Preparemo-nos para recebê-los agora e em datas posteriores. Que eles voltem para sua origem falando bem de Brasília e indicando para os amigos como um local agradável e instigante. Assim garantiremos os empregos gerados durantes os eventos esportivos.
4 Comentários