theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Viaduto do Eixão Sul Recuperado

Um ano e 4 meses após sua queda, o Viaduto do Eixão Sul, localizado em frente ao Setor Bancário Sul, teve as pistas superiores entregues ao tráfego de veículos. O trânsito naquele trecho fora desviado para as laterais de modo a manter a ligação do sul ao norte da cidade passando pelo “buraco do tatu”, designação popular do túnel sob a rodoviária.

O trecho que desabou, que contemplava duas faixas de rolamento, era o penúltimo do lado direito de quem seguia do sul no sentido rodoviária. Ele ficava exatamente sobre o Restaurante Floresta, localizado ao lado da passagem de pedestres que liga o SCS ao SBS. A passagem de pedestres funcionou ininterruptamente protegida por tapumes.

O grande prejuízo incidiu sobre o tráfego de veículos daqueles que, vindo dos Eixinhos Leste e Oeste, buscavam o SCS e o SBS. Também tiveram o trânsito dificultado aqueles que, vindo do Eixo Monumental, tomam a pista que passa ao lado do Hotel Nacional.

O trecho do viaduto que desabou não atingiu as pistas de retorno ao SBS e ao SCS e que se situam sob o viaduto. O retorno externo, que funciona como uma rotatória tem tesourinhas de acesso à pista do Eixão, pista esta servida pelo viaduto acidentado.

A liberação das rotatórias, sem prejuízo da continuidade das obras de recuperação do restaurante, permitiria normalizar o trânsito naquele trecho. Hoje a tesourinha da 102 Sul fica sobrecarregada do tráfego daqueles que vêm do CONIC ou da pista do Hotel Nacional e querem seguir para o norte.  

Crônica anterior
Feira do Livro de Brasília – 35º Edição
próxima crônica
Interbairros e Transporte Público

12 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1