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Vias sem Pardais

Muitos devem se lembrar de uma campanha para o Governo do Distrito Federal em que um dos candidatos propunha a remoção dos pardais em todas as vias. O candidato foi eleito, mas não removeu os pardais. Outros candidatos propuseram em outros momentos o perdão das multas de trânsito. Houve um caso em que um agente público subiu nos postes para remover, ele mesmo, pardais com os quais não concordava.

Muitos entre os condutores de veículos se manifestam contra a existência dos pardais ou contra seu número, que consideram exagerado. Entretanto, parece que a maioria dos condutores e condutoras entende que os pardais têm relação direta com a redução das velocidades nas vias com a consequente redução dos acidentes. Não se conhece pesquisas que confirmem as afirmações acima. Trata-se de avaliação das respostas em enquetes públicas não controladas.

Em 2011 muitos pardais foram removidos. Naquele momento a razão para aquele trabalho foi a transferência de responsabilidade pelas vias entre o DETRAN e o DER. A atual remoção seria decorrente de mudança de tecnologia. As vias estariam para receber pardais que identificam placas de carro irregulares, com multas a pagar ou licenciamento atrasado, e também veículos roubados. As informações repassadas a centrais de monitoramento que avisariam agentes nas proximidades das ocorrências.

Os sites do DER e do DETRAN não contêm qualquer informação a respeito. Houve uma entrevista onde um representante do DETRAN informou que os novos equipamentos estão em fase de aquisição e que eles serão instalados em breve.

O certo é que circulando nas vias vê-se que os pardais estão sendo removidos. Em muitos casos os postes que a eles serviam de suportes ainda ali permanecem. Alguns opinam que a medida é boa, pois os locais já eram conhecidos e que a mudança para novos locais vai reduzir os acidentes. As normas proíbem que os pardais sejam instalados sem sinalização que os identifiquem. Os condutores têm aplicativos que avisam a localização dos pardais. Dai o efeito surpresa não ocorrer.

Talvez a melhor forma tivesse sido a instalação dos novos equipamentos nos locais onde a experiência tenha mostrado que sua ação seria mais efetiva e então promover a remoção dos antigos. A ausência dos pardais pode criar um impacto psicológico nos condutores levando-os a crer que a autoridade de trânsito não os julga importantes.

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Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

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