theme-sticky-logo-alt
theme-logo-alt

Vinhedos e Vinhos em Brasília

O ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek e sua equipe, ao programar a Nova Capital, tiveram o cuidado de estabelecer núcleos rurais de modo a garantir o abastecimento da mesa, tanto das famílias que seriam transferidas para Brasília, como das que para cá viessem. Entretanto, um item não pôde ser objeto daqueles cuidados: o vinho.

Apesar dos portugueses, Martim Afonso de Sousa e Brás Cubas, terem plantado em 1532, em São Vicente (SP), as primeiras vinhas, elas não resultaram em vinhos aqui produzidos. Os italianos, colonizadores da Serra Gaúcha, em 1870, produziram os primeiros vinhos nacionais destinados a seu próprio consumo.

Vinhos de qualidade superior surgem a partir das pesquisas da Embrapa nos anos 70. Produtores tradicionais como a Granja União passaram a concorrer com rótulos de multinacionais renomados. Ainda assim, a produção brasileira teimava em se concentrar na Região Sul onde eram e são produzidos, ainda hoje tintos, roses, brancos e espumantes.

Atualmente são 5 as regiões produtoras de vinho: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sul de Minas, São Roque e Rio São Francisco – Juazeiro e Petrolina. O vinho Intrépido, Syrah, produzido em Cocalzinho pela Pireneus Vinhos e Vinhedos teria sido listado por uma publicação especializada entre os 100 melhores vinhos do mundo.

Recentemente, Brasília lançou o primeiro vinho brasiliense: Seu Claudino, um Syrah produzido na região do PAD-DF. Ali foram plantadas, pelos 10 participantes do projeto, algumas varietais. Entre elas, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot etc.

Crônica anterior
Flores Arbóreas de Inverno e Primavera
próxima crônica
Cigarras e a Primavera
Sobre
Eustáquio Ferreira

Arquiteto pós-graduado em Administração, escritor e blogueiro.

1 Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 https://www.ambienciabrasilia.com.br 300 1