Violência e Entretenimento
Sou companheiro de meu neto para os lançamentos dos filmes de entretenimento, antes infantis e agora juvenis. Em geral são filmes de ação com heróis que superam uma determinada adversidade, familiar ou no trabalho, e com a ajuda de fatores externos, e que, fora de seu controle, adquirem poderes extraordinários.
Tais heróis são postos diante de ataques, contra toda a população do planeta, e se obrigam a enfrentar adversários muito poderosos, pondo em risco a sua sobrevivência. O enredo é simples, assim como ocorria no filmes de bang-bang, onde o mocinho era totalmente correto e o bandido, inteiramente incorreto.
Vimos neste final de semana um filme, em 3D, onde as imagens saem da tela em nossa direção, dando a entender que seremos atingidos por um veículo, pela garra de uma fera mou algo parecido. A sonorização permite receber o som de todos os cantos.
Chamou a atenção o grau de violência, a banalidade como ela é repassada aos jovens, em especial. Basta que um personagem tenha comportamento não esperado para que todos sejam levados a desejar a sua eliminação, em um processo de vingança.
As escaramuças são promovidas com cabeças arrancadas, ou comidas por monstros, pessoas mortas a tiros ou por objetos contundentes. Inúmeros veículos são destruídos em acidentes por imprudência. Enfim, filme de ficção, suspense e drama, com destaque à violência e desprezo pela vida humana, especialmente à dos desafetos do herói.
120 Comentários