Visite o Salão da acessibilidade
Segunda-Feira próxima, dia 14 de novembro, às 11 horas ocorrerá a abertura do 1º Salão de Negócios da Acessibilidade, Reabilitação e Inclusão Social para promoção da pessoa com deficiência. O evento começa dia 14 e vai até o dia 16 e será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Todas as atividades serão gratuitas.
Serão ministrados cursos para pessoas com deficiência e para pessoas que atendem àquelas pessoas. Estão programados debates sobre três vertentes principais: a Acessibilidade, a Reabilitação e a Geração de Trabalho e Renda.
Os debates sobre acessibilidade tratarão das questões do meio urbano, dos edifícios e dos equipamentos de uso comum. As calçadas adequadas para os cadeirantes, os semáforos sonoros para os cegos, o livre acesso para os cães guia, instalações sanitárias adequadas aos cadeirantes, elevadores em todos os edifícios de uso público, com comandos menos altos e com comando de voz e todas as questões relacionadas ao livre acesso a toda a cidade pelas pessoas com deficiência.
O Seminário sobre Reabilitação abordará os avanços médicos e os meios disponíveis para facilitar a recuperação e reinserção da pessoa com deficiência. Um dos painéis debaterá a sexualidade e a afetividade da pessoa com deficiência.
O terceiro Seminário tratará da geração de trabalho e renda. Os painéis focarão a questão da preparação desse segmento para o mercado de trabalho, as formas de financiamento de projetos, a organização de cooperativas a partir da identificação de potencial produtivo de um grupo, a gestão e o mercado. Está programada uma Rodada de Negócios envolvendo pessoas com deficiência.
O Distrito Federal tem 13,4 % (IBGE – Censo 2000) de sua população composta por pessoas com deficiência. Não as vemos porque elas não têm a mobilidade necessária para usufruir da cidade. Dar a elas a oportunidade de trabalhar, realizar e conviver é responsabilidade de todos nós, da sociedade.
3 Comentários