VLT é Preterido em Favor de Ônibus
O Governo do Distrito Federal colocou, no final do governo passado, entre a Quadra 6 do Setor Comercial Sul e a Avenida W3, um carro tipo do modelo de transporte de massa denominado Veiculo Leve sobre Trilhos – VLT. Aquele carro, ali posto em visitação, tinha o propósito de permitir à população conhecer o futuro modo de transporte entre o Aeroporto e o final da Avenida W3 Norte.
A licitação para implantação desse modelo de transporte, a ser operado pela Companhia do Metrô foi contestada inicialmente pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal, alegando possíveis vícios.
Posteriormente, o Ministério Público da União questionou a licitação entendendo que assim preservaria o conjunto urbanístico de Brasília e o seu tombamento pela UNESCO. Em resumo o MPU, no processo 2009.34.00.018258-3, solicitou ao juízo que o IPHAN fosse impedido de expedir sua aprovação às obras até que fossem elaborados estudos específicos.
Os estudos requeridos foram: projeto de revitalização da W3 com a criação de novas vagas de estacionamento; diagnóstico arqueológico para toda a área de influência direta do empreendimento; a adoção do sistema de alimentação térrea; preservação das áreas que integram o cinturão verde da cidade, como o Setor Terminal Sul e o Parque das Aves.
Enquanto tramitou o processo, as obras iniciadas com a construção de um viaduto no final da W3 Sul, na via ESPM, puseram em desvios os carros que trafegam naquela via, bem aqueles que se dirigem à Saída Sul saindo da W3 com sérios transtornos.
Inviabilizada a implantação do VLT, o Governo do Distrito Federal está implantando uma “via expressa” para circulação de ônibus, no mesmo trajeto por onde circularia o VLT. Esse projeto está em fase avançada de contratação, sem objeções do TCDF ou do MPU e será gerido por uma das empresas de ônibus que operam no DF.
2 Comentários