Volta às Aulas Presenciais na Rede Pública
A Secretaria de Educação do Distrito Federal expediu a Circular Volta às Aulas, documento que teria sido atualizado em 01 de agosto, domingo, segundo a Agência Brasília. O documento contém as recomendações para o retorno às aulas presenciais, suspensas há mais de um ano e meio atrás. O retorno foi previsto para ocorrer por etapas.
Os dias 2,3 e 4 foram reservados ao encontro pedagógico quando os docentes puderam conhecer o material de suporte com apresentação de etapas e modalidades de ensino, orientações e materiais de apoio, normativos, currículos, cursos e o calendário escolar.
O documento prevê turmas reduzidas, distanciamento entre os alunos em sala, conforme estabelecido na Nota Técnica 36/2021 da Secretaria de Saúde. Também prevê o uso de máscaras, lavar as mãos com frequência, higienização dos espaços físicos, tapetes higienizantes e medição de temperatura. Estes cuidados devem ser tomados a cada turno.
As aulas diurnas terão duração de 4 horas presenciais e uma hora à distância. As aulas do período noturno terão 3 horas presenciais e uma remota. O transporte escolar estará disponível, conforme regras preexistentes e a alimentação servida, será mantida distância.
A volta às aulas presenciais é aguardada há algum tempo. A falta de convívio dos alunos entre si e com seus professores, tem sido encarada por muitos como prejudicial à formação das crianças e dos jovens. Os cuidados parecem adequados e poderiam oferecer a segurança desejada.
4 Comentários