Volta às Aulas Temerária
O Distrito Federal estabeleceu, por força de Decreto publicado no dia 2 de julho, o cronograma de volta às aulas no ensino público e privado. Há datas diferentes para os alunos do ensino médio: 3 de agosto. Para o ensino fundamental foram estabelecidas 2 datas: 10 de agosto para os alunos do 6º ao 9º anos e dia 17 para as séries 1ª a 5ª séries.
O Sinpro-DF emitiu nota onde considera a medida precipitada. Não haveria tempo para programar as atividades, dividir turmas, mas principalmente não haveria tempo para readequar as escolas com as medidas de prevenção à contaminação. O Sinpro manifestou preocupação com o cenário adverso onde 500 mil pessoas seriam expostas.
A Sociedade de Pediatria do DF também se manifestou. Para ela o reinício das aulas neste momento é precipitado. Teme que a população seja pouco cuidadosa com a prevenção e ressalta que o isolamento é, agora, a única medida disponível. Lembra que o Brasil é hoje o único país com mais de 100 mortes por dia, com uma estrutura de saúde insuficiente.
A instalação de equipamentos que permitam identificar sintomas, como o aumento de temperatura, pode não ser possível por indisponibilidade no mercado, como aconteceu com as tentativas de compra de respiradoras mecânicos.
As crianças e os jovens teriam uma maior resiliência no enfrentamento ao vírus. Entretanto, em seus lares estão pais e avós e eles, os estudantes, poderiam vir a ser os portadores do vírus que assim chegaria às casas. Parece precipitado o reinício das aulas.
3 Comentários