Zona Verde Vista da Periferia
Revendo o canal de Dieter e Dayse Bruns no Youtube, As Facilidades de Viver na China, pude conferir a admiração que eles têm pelas facilidades de encontrar nas cidades novas chinesas as facilidades da vida urbana sempre à mão. Como afirma Dayse, tudo de que ela precisa está a não mais que cem metros, o comércio, o banco, a escola o trabalho etc.
Interessante ver que, à volta deles, não se vê automóveis. As pessoas caminham pela rua, há carrinhos de bebê. Seu depoimento reforça a conveniência da disponibilidade dos serviços à mão que lhes permite suprir todas as suas necessidades nas redondezas.
Eles lembram das dificuldades vividas pelos brasileiros que têm que se deslocar a longas distâncias para trabalhar, ir à escola etc. Esses deslocamentos tomam várias horas a cada dia reduzindo o tempo de lazer e ou descanso.
O projeto Zona Verde poderá custar àqueles que se deslocam para o centro de automóvel R$ 30,00 ao dia, R$ 660,00 ao mês. Para quem tem renda média este valor será proibitivo. Isso o levaria a buscar o Parque da Cidade, o Estádio onde o estacionamento seria livre.
Parar fora do centro significará para aquelas pessoas outro deslocamento, aumentando o tempo de viagem, reduzindo seu tempo de lazer com a família. Sim, porque o sistema de transporte coletivo não permite que aquela pessoa abandone o transporte individual e opte pelo coletivo. Não há transporte coletivo de ponto a ponto para todos.
48 Comentários